Como fazer FULL BACKUP no CPANEL

Uma das vantagens de utilizar o cPanel é o seu sistema de FULL BACKUP no CPANEL que permite guardar um backup diário, semanal e mensal do conteúdo total da sua conta de alojamento.

“Uma cópia de segurança completa irá criar um arquivo de todos os arquivos e configurações em seu website. Só pode usar isto para mover sua conta para outro servidor, ou para guardar uma cópia local de seus arquivos. Você não pode restaurar cópias de segurança completas através de sua interface cPanel.”


Full Backup Cpanel 01

 

 

 

 

 

Através do painel de controlo cPanel o cliente poderá efectuar uma cópia de segurança parcial ou total da sua conta de alojamento, bastando clicar no icon “Backup Wizard“.
Full Backup Cpanel 02
No primeiro passo, escolhe se pretende fazer um backup ou restaurar um backup:
02
Se optar por uma cópia parcial, poderá optar fazer o download do “Directório Home“, das bases de dados MySQL (podendo selecionar aquela que pretende) ou dos Redirecionamentos e Filtros dos e-mails (por domínio ou sub-domínio).

FULL BACKUP no CPANEL

No caso de optar por um backup completo (Full Backup), irá obter o conteúdo total da sua conta de alojamento, contas de e-mail e todas as configurações de forma a poder restaurar em outro servidor cPanel. O restauro deste tipo de backup é apenas possível com privilégios avançados no servidor, não sendo possível para um utilizador comum restaurar directamente através da interface do cPanel.

Ao escolher a opção de backup completo, é possível indicar onde pretende que o backup seja colocado, podendo escolher uma das seguintes opções:

Directório Home;
Servidor FTP Remoto;
Servidor FTP Remoto (modo passivo);
Cópia Segura via scp;

 

Full Backup Cpanel