Configuração para diminuir a quantidade de recebimentos de SPAM

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O SpamAssassin não vai apagar emails considerados SPAM, até porque o sistema não é 100% preciso, falsos positivos podem ocorrer, mas é raro.

Ao receber um email, o SpamAssassin analisa o conteúdo, procurando sentenças já classificadas como SPAM, textos com muito uso de HTML, domínio do remetente diferente do servidor que enviou a mensagem e muitos outros detalhes.

Para cada indício de SPAM, o email vai ganhando pontos, se atingir 5 pontos, é classificado como SPAM. Portanto, não basta o email ter a palavra “viagra” para ser considerado SPAM, é preciso que o email tenha outros indícios característicos de SPAM para ser classificado como tal.

O SpamAssassin é atualizado regularmente, para que novas regras entrem no sistema, e passem a detectar os SPAMs com maior precisão.

Ao ativar o SpamAssassin em seu site, você pode cadastrar determinados emails e domínios na lista branca, de forma que estes nunca sejam marcados como SPAM, e tem também a lista negra, onde você pode cadastrar os domínios e emails considerados SPAM.

Veja como configurar o SpamAssassin:

1) Entre no painel de controle do seu site;

2) Clique na opção “SPAM ASSASSIN”

3) Vai aparecer a tela de configuração do “SPAM ASSASSIN”, clique em “HABILITAR SPAM ASSASSIN” (enable spam assassin), aguarde alguns segundos para a ativação, depois clique em VOLTAR (back)

4) Agora ative o recurso de re-escrever o titulo do email. Isso é necessário para que você saiba qual email é SPAM ou não. Clique em “CONFIGURAR SPAM ASSASSIN” (configure spamassassin).

5) Nesta tela, no primeiro campo é o total de pontos para um email ser considerado SPAM. Recomendamos 5 pontos, abaixo disso oSPAM ASSASSIN fica muito sensível e mensagens normais podem ser consideradas SPAM, e acima de 5 pontos o SPAM ASSASSIN pode deixar escapar alguns SPAMS.

6) Ainda na mesma tela possuíamos uma opção de re-escrever o assunto da mensagem para que o seu software de e-mail reconhecesse SPAM através de alguma regra (configurada por você em seu Outlook por exemplo) e os movesse para uma pasta separada. Os desenvolvedores do software SpamAssassin removeram essa opção (re-escrita do assunto do e-mail). Podemos no entanto obter a mesma funcionalidade através da configuração de um filtro no painel de controle cPanel, no final desse passo a passo indicaremos como configurar esse filtro.

7) Nos próximos campos existem:

WHITE-LIST (lista branca), que é a lista de emails ou domínios que não devem ser analisados pelo SPAMASSASSIN. Ideal para colocar o domínio de clientes e amigos.

BLACK-LIST (lista negra), a lista que o SPAM ASSASSIN vai sempre considerar como fonte de SPAM, sem contar os pontos. Se você conhece algum email ou domínio com SPAM, você pode adicionar nesta lista.

8) Clique em GRAVAR (save) e o SPAMASSASSIN já estará ativado e configurado.

Para criar o filtro que moverá os e-mails identificados como SPAM pelo SpamAssassin para uma pasta especifica (chamada SPAM por exemplo) siga os seguintes passos:

  1. a) – Acesse o Webmail (ou pelo próprio Outlook crie uma pasta chamada “Spam” abaixo da caixa de entrada)b) – Acesse o cPanel de sua conta e então acesse a opção “Filtragem Nível Usuário” ou “User Level Filtering” para configurar isso para apenas uma conta ou “Filtragem Nível da Conta” (“Account Level Filtering”) para configurar isso para todas as contas dessa hospedagem.

    c) – Caso tenha clicado em “Filtragem Nível Usuário” ou “User Level Filtering”, ao lado do seu endereço de e-mail clique em “Gerenciar Filtros” ou “Manage Filters”. Caso tenha cliado em “Filtragem Nível da Conta” (“Account Level Filtering”) basta clicar em “Criar um novo Filtro”.

    d) – Clique em “Criar um novo filtro” ou “Create a new Filter button”.

    e) – Dê um nome para o filtro como “Regra do SpamAssassin”.

    f) – Altere o campo “De” ou “From” para “Status de Spam” ou “SpamStatus”.

    g) – Altere “iguais” ou “equals” para “começa com” ou “begins with”.

    h) – No campo em branco abaixo preencha “Yes” (sem aspas)

    i) – Altere a opção abaixo “Descartar mensagem” ou “Discard Message” para “Enviar para Pasta” ou “Deliver to folder”.

    j) – Clique no botão “Browse” e selecione a pasta de SPAM(criada anteriormente no passo 1)

    k) – Clicar no botão “Criar” ou “Activate”

Agora verifique seus emails, assim que um email for considerado SPAM pelo SpamAssassin a mensagem será movida para o diretório que você configurou no filtro do cPanel. Com isso você pode visualizar e tratar estas mensagens.

Devemos lembrar que mesmo com o uso do SpamAssassin você deve evitar que o seu endereço de e-mail seja indexado pelo Google. Para isso não indique ou publique o seu endereço de e-mail em websites que são indexados pelo Google.

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