Como inserir vídeos no Joomla

Este artigo trata de formas de inclusão de vídeo no seu site Joomla em versão 3.X com pacote padrão, através do editor TinyMCE. Por padrão, o Joomla remove automaticamente o iframe e alguns outros elementos HTML por motivos de segurança.

Para incorporar vídeos de provedores populares como YouTube e Vimeo, você deve desativar a filtragem da tag iframe. Este tutorial abordará como fazê-lo no editor padrão do Joomla!, o TinyMCE. Editando configurações do TinyMCE No menu superior do seu Joomla! admin, vá para Extensões -> Plugins . Encontre o plug-in chamado Editor-TinyMCE e clique nele. Quando a página de configurações for aberta, encontre o campo de texto chamado Elementos  Proibidos  (Prohibited Elements) . Você verá – script, applet, iframe – escrito dentro da caixa. Exclua iframe desta caixa para que o texto final seja: script, applet.

As configurações acima agora devem permitir que você incorpore vídeos utilizando a tag iframe nos seus artigos Joomla! ao usar o editor padrão, TinyMCE. Se você continuar sendo incapaz de fazê-lo, continue lendo. Editando configurações globais de configuração O Joomla! também pode filtrar a tag HTML iframe, dependendo do seu tipo de usuário. Para verificar as configurações do seu tipo de usuário, vá para Sistema na barra superior e clique em Configuração global . Navegue até a guia Filtros de texto .

Você verá uma lista de grupos de usuários e o tipo de filtragem que corresponda. Certifique-se de que o seu grupo de usuários esteja definido como Sem filtragem . Incorporando um Vídeo do YouTube Para incorporar um vídeo do YouTube em um Joomla! página, primeiro você precisa obter o código de incorporação do iframe. Abra o vídeo que deseja inserir, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha Copiar  código  incorporado (ou Copy embed code) .

 

 

 

Então, vá e edite o Joomla! artigo em que deseja que o vídeo apareça. No editor, clique no ícone Código-fonte (ou Source code).

 

 

Na caixa de código-fonte que aparece, cole o código de incorporação de vídeo onde deseja que o vídeo apareça.

Finalmente, clique em OK  e , em seguida, salve suas alterações e seu vídeo agora deve ser exibido em sua página! Outra maneira de inserir seu vídeo é através do botão Inserir/editar  imagem  (Insert/edit video).

 

 

Na caixa de endereço da imagem, cole o endereço de compartilhamento do vídeo (o qual pode ser copiado da barra de navegação do seu browser, ou obtido pelos botões de Compartilhar (share) , ou também do site em questão. Nas caixas Dimensões podemos ajustar manualmente o tamanho de exibição do vídeo quando for carregado no artigo, ou simplesmente deixar em branco e clicar em OK de forma que as dimensões são carregadas do site que hospeda o vídeo. Assim, finalmente temos nosso vídeo exibido em meio ao conteúdo!

Veja um exemplo de site em Joomla aqui: Limpeza de estofados em Belo Horizonte